Uma das maiores dúvidas que os redatores iniciantes têm é sobre quanto cobrar por artigo.
E esse é um questionamento totalmente plausível, afinal, saber precificar o trabalho feito não é algo fácil e pode gerar muita confusão, eu mesma fiquei perdida no início da minha carreira.
E a fim de lhe ajudar, desenvolvi este post com algumas dicas importantes quanto à aplicação dos valores.
Quer entender de fato quanto cobrar por artigo? Então leia até o final…
O que considerar na hora de lançar o preço?
Saber o quanto cobrar por artigo, como já mencionado, é uma das grandes dificuldades de profissionais em começo de carreira e até mesmo de alguns que já possuem experiência.
E isso se deve ao fato de que vários quesitos devem ser considerados para que o preço justo seja praticado.
Dentre eles estão:
- dificuldade de elaboração do tema;
- quantidade de fontes ou referências disponíveis na internet ou em outros meios;
- quantidade de palavras solicitada pelo contratante.
E existe também o controle de qualidade, que pode variar de acordo com o profissional, assim como a obtenção de ideias, fatores que precisam evoluir com o ganho de experiência.
Tendo isso em mente, alguns pontos podem ser considerados, como:
- com o passar do tempo, o preço por quantidade de palavras tende a diminuir, afinal, o volume de profissionais executando o mesmo tipo de serviço aumenta, o que faz com que a concorrência cresça;
- os preços de seus trabalhos devem ter como base dados e fatos obtidos mediante pesquisa. Portanto, evite passar orçamentos sem que tenha sido feito um estudo prévio.
Desta forma, é fácil entender quais os fatores que podem verdadeiramente ser utilizados para compor o preço de cada trabalho realizado.
Veja mais nos próximos tópicos.
Quais fatores podem influenciar na elaboração do preço?
O primeiro quesito capaz de reduzir consideravelmente o valor de um trabalho de redação é o índice de similaridade que possui.
Mesmo que você utilize outros posts de blog para ter referências, é preciso que todos os conteúdos que produzir sejam autênticos.
E saiba que os clientes têm total abertura para fazer a verificação em aplicativos específicos, os quais realizam uma ampla comparação dos termos inseridos em seu texto, com outros semelhantes publicados na web.
Assim, para que consiga impressionar seus clientes, é fundamental promover um conteúdo de qualidade, capaz de responder todas as dúvidas que a persona tenha, a induzindo ainda para realizar uma ação.
Isso fará com que seu trabalho englobe tudo o que o cliente deseja, permitindo que se cobre o valor justo por ele.
Alguns outros pontos que também podem influenciar são:
- nível de complexidade do tema: afinal, quanto mais difícil for de escrever e mais tempo levar para encontrar fontes confiáveis, mais valorizado ele pode ser, pois são poucos os profissionais que se arriscam nesse tipo de aventura;
- experiência que o profissional possui: ter uma bagagem é ponto crucial para você conseguir novos trabalhos e para cobrar por eles;
- inserção de imagens e outros elementos gráficos: isso é importante, pois posts que possuem fotos e imagens recebem uma quantidade maior de acessos, portanto, podem ter um preço mais valorizado;
- prazo curto de entrega: em geral, quanto mais rápido o trabalho precisar ser entregue, maior poderá ser o custo para produzi-lo, chegando a ficar até 80% mais caro do que um que não depende de tanta urgência;
- seguir fielmente as normas de ortografia e gramática: apesar de essa ser uma obrigação de todos que trabalham com redação, é muito comum encontrar diversos textos repletos de erros de ortografia. Portanto, dar uma atenção maior nesta parte, pode valorizar ainda mais o seu trabalho.
Mas e quanto ao valor do artigo?
Bem, para saber o quanto deve cobrar por seu trabalho, você pode calcular o quanto precisa receber, através da conta reversa.
Veja algumas dicas que irão facilitar sua compreensão:
- ter um objetivo definido ajuda a descobrir o quanto precisa receber para cumprir sua meta;
- determine o prazo que pretende que ela seja realizada, mas programe algo que seja justo, plausível;
- faça a subtração de um determinado período para férias, como semanas específicas do ano;
- verifique quanto tempo você leva para produzir um conteúdo de, por exemplo, 1000 palavras.
Esses fatores irão lhe ajudar a colocar um preço justo em cada trabalho feito, permitindo que você conquiste tudo o que deseja.
Mas lembre-se de que é fundamental seguir os quesitos já mencionados e entregar sempre um trabalho de qualidade.
Eu sempre recomendo aos meus alunos que cobre ao menos 2 centavos no início, esse é um bom valor de mercado.
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