Se você é um profissional freelancer e deseja contribuir com o INSS para ter um plano de previdência e planejar sua aposentadoria, você pode!

Freelancer: como contribuir com a aposentadoria do INSS

Se você é um profissional freelancer e deseja contribuir com o INSS para ter um plano de previdência e planejar sua aposentadoria, saiba que isso é totalmente possível.

O que costuma acontecer é que, por não terem vínculo empregatício, muitos trabalhadores acabam por deixar de lado o pagamento das contribuições.

Quer saber como contribuir com o INSS para garantir sua aposentadoria, assim como obter diversas outras informações sobre este assunto?

Continue a leitura e confira!

Aposentadoria tradicional x Freelancer – entenda como funciona

Bem, quando um trabalhador é registrado por uma empresa, ele contribui de maneira automática com cerca de 8% a 11% de seu salário mensal com a Previdência Social.

É esse valor que permite arrecadar o necessário para uma futura aposentadoria, e também para manter o salário de quem está atualmente fora do mercado.

Ou seja, quando chegar a vez dele de solicitar a aposentadoria, seu salário será pago por quem estiver ativo naquele momento.

E quanto aos profissionais freelancers, por mais que não seja algo obrigatório, estes poderão também contribuir com a Previdência para garantir uma aposentadoria.

No entanto, algumas vantagens e desvantagens existem nesta modalidade, as quais você verá logo mais.

Como começar a contribuir?

Se você é freelancer e deseja contribuir com o INSS, saiba que o primeiro passo é acessar o site da instituição e realizar seu cadastro.

Feito isso, você irá receber um carnê para contribuição, o qual pede que 11% em relação ao salário mínimo seja pago todos os meses.

Quando concluir seu plano previdenciário, você estará apto a receber o valor referente ao salário mínimo do momento.

No entanto, caso seja de sua preferência, outros percentuais (mais elevados) podem ser pagos também, tendo direito a um benefício proporcionalmente mais alto.

Quais as vantagens e desvantagens de contribuir com o INSS?

Que é possível contribuir com o plano de previdência social para profissionais freelancers você já sabe.

Agora é preciso descobrir as principais vantagens e desvantagens que essa oportunidade oferece. Veja quais são elas nos próximos tópicos:

Vantagens

  • direito à aposentadoria tradicional;
  • possibilidade de solicitar aposentadoria por invalidez;
  • solicitação de auxílio doença;
  • salário maternidade.

Outra grande vantagem de optar pela contribuição é que este é um benefício administrado pelo Governo Federal.

Isso significa que, por mais que ele sofra alterações e diluições, sempre será pago aos que foram contribuintes.

Desvantagens

Quanto às desvantagens, uma das maiores que se pode citar é o modelo chamado de “pacto entre gerações”.

Isso significa que a geração atual, que atua com registro CLT arca com os pagamentos de quem está aposentado no momento.

E quando chegar a nossa vez de aposentar, os profissionais registrados da época é que irão custear nosso salário.

Isso pode até não parecer um grande problema, mas devido ao fato de haver uma diminuição no volume de novas contribuições, segundo algumas estimativas, futuramente algumas dificuldades surgirão.

Uma delas é o fato de que haverá um déficit de contribuições, fazendo com que o benefício seja alterado e o valor a receber se reduza.

Outra desvantagem relacionada ao momento atual é que caso o solicitante deixe de efetuar o pagamento do carnê, segundo os termos de contribuição, ele não poderá requerer o benefício no devido tempo.

Isso quer dizer que, todo o valor pago será perdido, não tendo possibilidade de solicitá-lo de volta.

Ou seja, é importante manter o pagamento até o final, para que consiga solicitar sua aposentadoria, sem nenhum prejuízo.

Portanto, antes de fazer seu cadastro, é muito importante analisar bem todas as condições, a fim de tomar a melhor decisão.

No decorrer deste post foi possível obter muitas informações sobre como contribuir com o INSS, de modo a garantir uma aposentadoria para profissionais freelancer.

Foi possível conhecer também as principais vantagens e desvantagens de apostar na previdência social.

E você, é um contribuinte? Conte nos comentários como está sendo sua experiência.

Curta e compatilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram