A maravilha de trabalhar no home office e como freelancer pode se tornar um pesadelo caótico para aqueles que não conseguem fazer corretamente o gerenciamento do tempo de trabalho e lazer.
E, isso pode gerar duas situações típicas e desagradáveis: a primeira delas é quando entramos em um alto fluxo de trabalho, onde não há descanso e vamos esgotando com o tempo.
A segunda situação é quando o lazer começa a passar pelo tempo de trabalho e tarefas passam a atrasar e existe uma dificuldade de voltar à rotina produtiva.
Por isso, é fundamental saber fazer o gerenciamento do tempo e, para te ajudar, trouxemos algumas dicas importantes!
1- A tecnologia te ajuda no gerenciamento do tempo!
Existem diversas ferramentas de organização e produtividade que podem te ajudar a gerenciar o seu tempo e prazos.
Por meio delas, é possível estabelecer datas de entrega, compartilhar o desenvolvimento do projeto com outros colaboradores do time e manter esse acompanhamento.
Aqueles que utilizam os aplicativos com checklist de tarefas feitas sabem a delícia que é terminar uma atividade e dar o check.
Portanto, busque o melhor app ou ferramenta que se adapte à sua necessidade.
2. Se tudo é prioridade… invista no gerenciamento do tempo
Então nada é prioridade! Por isso, ter muito claro quais são as atividades prioritárias do seu dia e da sua semana, é fundamental para você criar sua rotina diária e semanal, de maneira a priorizar o que deve ser feito antes e quanto tempo será necessário para realizar essa tarefa.
A partir disso, será possível mensurar quanto tempo você precisará de descanso, a partir da quantidade de horas de jornada de trabalho que você teve até o momento.
3. Evite distrações
Quem nunca entrou no instagram para pegar uma informação e em segundos estava envolvido em um reels, stories ou rolando o feed?
Sim, as redes sociais são ímãs da nossa atenção e podem impactar diretamente no nosso tempo.
Afinal, se os minutos que gastamos rolando o feed eram de trabalho, agora teremos que extrapolar o tempo de trabalho para finalizar as atividades.
Portanto, reconheça quais são as suas distrações e escolha maneiras de ultrapassá-las.
Assim, além de preservar sua concentração, ainda preserva o seu tempo de descanso depois.
4.Espaço na agenda para o descanso
Depois de organizar toda sua agenda mensal, semanal e diária você vê algum espaço para descanso nela?
Esse pode ser um erro comum de você “exagerar” no descanso quando começa a descansar, afinal, isso quase nunca acontece.
A verdade é que nosso corpo e mente precisam de tempo de descanso.
Por isso, coloque intervalos estratégicos em sua agenda, para descansar entre uma atividade e outra.
Com essas dicas você consegue saber gerenciar o seu tempo de trabalho/lazer com melhor precisão. Assim, além de continuar dando seu melhor no trabalho, ainda estará sempre descansado, o que é ótimo para sua saúde física e mental!
Para mais dicas como essa, me siga também nas redes sociais!