Mercado freelancer

O que esperar do mercado quando virar freelancer

Que o mercado freelancer está inflado e com vários novos profissionais, todos nós sabemos.

Afinal, com a pandemia essa foi uma alternativa buscada por diversos profissionais que foram demitidos, buscavam uma nova fonte de renda ou aqueles que apenas decidiram embarcar nesta jornada pela facilidade de entrada no mercado.

No entanto, diante dessa situação, o podemos esperar que o mercado exige de nós quando nos tornamos freelancers?

Exigência

Com cada vez mais pessoas entrando no mercado, uma das coisas que ele tem sido é exigente. 

Caso você utilize plataformas como a 99freelas e Workana, pode perceber a quantidade de novas pessoas e, principalmente, novos usuários que aparecem pouco a pouco nelas. 

Isso gerou uma queda na qualidade de entrega em diversos setores, o que fez com que muitas empresas se tornassem ainda mais exigentes quanto às suas contratações

Portanto, não se preocupe se um contrato demorar a ser iniciado, o tempo de análise de portfólios e profissionais tem aumentado em razão disso.

Alta Competitividade

Com muitas pessoas disputando o mesmo job, temos sim alta competitividade.

No entanto, nesse ponto podemos perceber que é relativamente fácil se destacar, principalmente se você está disposto a se posicionar de maneira assertiva, mantendo um portfólio bem feito, sempre atualizado e trabalhando com preços competitivos, mas , ainda assim, valorizados.

Preços

Quando falamos em aumento de pessoas em uma determinada carreira, imediatamente pensamos em oferta e demanda.

E, claramente, isso aconteceu no mercado freelancer também.

Com a enorme quantidade de pessoas que entraram no setor e, muitas delas novas, em busca de fechar o primeiro job ou conseguir mais projetos, os preços dos trabalhos caíram drasticamente.

No entanto, muitos empresários relatam que a qualidade também.

Por isso, é importante saber que existe sim um movimento de mercado que trabalha com preços menores, mas que depende do seu nível de entrega para estabelecer o seu valor.

Portanto, analise bem todas as variáveis que envolvem seu preço e faça questão de demonstrar seu valor enquanto envia suas propostas.

Qualificação

Jamais se esqueça da sua qualificação, o mercado tem anseio por bons profissionais atualizados, que compreendam a evolução dele e esteja sempre pronto para isso.

Portanto, mantenha sempre um espaço na sua agenda destinado a descanso e, da mesma forma, a pesquisar sua área em busca de novos cursos, de novas estratégias ou, até mesmo, revisite os conceitos fundamentais da sua área para que não se esqueça deles.

No geral, podemos afirmar que o que o mercado espera são profissionais comprometidos com suas entregas, tanto em questão de datas, quanto qualidade, e que ofereçam isso por um preço justo, para ambas as partes.

Entenda mais sobre o mercado freelancer em minhas redes sociais!

Curta e compatilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram