Entenda como um checklist pode trazer a sensação de dever cumprido!

O poder do checklist (lista de tarefas)

Entenda como um checklist pode trazer a sensação de dever cumprido!

Você já trabalhou cumprindo alguma lista de tarefas em que havia de marcar os itens já concluídos?

Então provavelmente já sabe que visualizar todos os itens completos com êxito nos faz sentir que realizamos aquele dever com sucesso.

Mas o que muitos desconhecem é a psicologia que existe por trás desta ação, a qual gera um sentimento de gratificação.

Quer saber mais sobre a psicologia da lista de tarefas? Então continue a leitura!

O que é uma lista de tarefas – checklist?

Uma lista de tarefas se trata de um documento em que pequenas metas são estabelecidas, a fim de serem cumpridas por diferentes pessoas da equipe e em um determinado prazo.

Todos os envolvidos em um projeto precisam analisar as tarefas e descobrir que são capazes de realizá-las sem problemas.

E é justamente essa a psicologia por trás deste tipo de verificação: permitir que quem as cumpre encare como pequenas vitórias conseguidas em prazos mais curtos.

E como metas muito grandes podem ser complexas ou desafiadoras, fazendo com que muitos desistam no meio do caminho, apostar em objetivos menores é a melhor saída.

Portanto, dividir algo grande em pequenas etapas, definindo ações para cada uma dessas partes, permite que se consiga uma motivação maior para concluir o que planejou.

Como ela age em nosso cérebro?

Pode até parecer estranho, mas a verdade é que desenvolver uma lista de tarefas e cumprir cada um dos itens faz com que nosso cérebro libere a dopamina.

E é ela que vai nos proporcionar aquela sensação de aprendizado, de prazer ou motivação, sempre que algo é finalizado com sucesso.

E uma pequena quantidade de êxito em projetos faz com que passemos a nos sentir ainda mais motivados e com o desejo de obter novas conquistas no mesmo sentido, graças a essa importante substância liberada.

Ou seja, investir em metas menores permite que nossa motivação se estenda por processos e projetos com prazos mais longos.

E riscar cada um dos itens presentes na lista de tarefas pode proporcionar mais energia para realizar mais atividades, tudo isso devido às pequenas doses de dopamina.

No entanto, não basta apenas ter as atividades a serem cumpridas. O checklist precisa conter coisas reais e que possam ser postas em prática.

Nos próximos tópicos você confere mais algumas informações sobre essa importante ação relacionada à motivação.

Deixar a rotina mais lúdica

Quando se fala em atividades lúdicas, é comum pensar em coisas divertidas, que envolvem brincadeiras, jogos, competições e recompensas.

E a psicologia do checklist proporciona também essa sensação de ludicidade, ou seja, de fazer com que os itens a serem concluídos se tornem mais descontraídos, mais leves.

Saiba que muitas empresas, indústrias, plataformas, etc., já estão incorporando este método em suas rotinas, a fim de proporcionar esses benefícios aos colaboradores.

E fazer uma lista de tarefas pode oferecer, como já mencionado, recompensas a quem as cumpre.

Elas não precisam ser necessariamente uma premiação. Um projeto finalizado já é visto por nosso cérebro como uma recompensa pelo esforço dedicado.

Esses pontos nos fazem querer mais dessa sensação de gratificação, o que nos leva a procurar novas tarefas a cumprir.

No entanto, não basta realizar algo por realizar, afinal, para que haja a liberação de dopamina, a recompensa deve ser dada por real merecimento, afinal quando não se merece algo de fato, aquilo deixa de ter um significado.

Além disso, ter uma pequena tarefa não significa elaborar algo que não traga desafios. Para que se consiga a dopamina, é preciso que haja certa dificuldade na realização.

Caso contrário, se o item for muito fácil, a motivação não irá acontecer e não se terá o desejo de continuar vencendo outras etapas.

É uma possibilidade para qualquer área de trabalho

É muito comum as pessoas utilizarem as listas de tarefas em seu dia a dia, para as mais variadas atividades, como em itens a comprar em supermercado, roupas e acessórios que devem ser levados em uma viagem, etc.

Ou seja, para elaboração de projetos com diferentes fluxos, utilizar checklists pode deixar tudo mais organizado e evitar que algo não seja cumprido.

Além disso, ao marcar uma tarefa como concluída e passar para a próxima, nos sentimos como se tivéssemos vencido mais um obstáculo, permitindo que a psicologia entre novamente em ação.

No decorrer deste post você pôde entender melhor o poder da liberação de dopamina durante a realização de itens em uma lista de tarefas.

Agora basta criar a sua e começar a perceber esses efeitos incríveis no seu dia a dia!

Bom trabalho!

Curta e compatilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram