Você sabe por que uma empresa contrata freelancer ao invés de trabalhadores formais? Leia o post e entenda porque vale a pena investir...

Por que uma empresa contrata um freelancer?

Os colaboradores são fundamentais para o crescimento de uma organização, mas você sabe por que uma empresa contrata freelancer ao invés de trabalhadores formais?

Geralmente os profissionais mais procurados pelas organizações são aqueles que atuam com design, TI, criação de projetos ou desenvolvimento de redação e blog posts.

E diversos motivos podem ser obtidos no que se refere à escolha dessa modalidade de trabalho, e irei explicar melhor sobre o assunto no decorrer deste post.

Então continue a leitura até o final e descubra o porquê se contrata freelancer para ocupação temporária de vagas em empresas!

O que é o freelancer e como esse profissional atua?

Atualmente apelidado de freela, esse é um profissional que atua de maneira informal, ou seja, sem o estabelecimento de vínculo empregatício com contratantes Pessoa Física ou Jurídica.

Desta forma, ele poderá prestar serviço para a organizações, mas sem que tenha direito à solicitação de recursos trabalhistas ou benefícios fornecidos aos trabalhadores de regime formal.

E justamente por não possuir vínculos, ele pode executar suas atividades da maneira que preferir, desde que entregue um trabalho de qualidade, que atenda às necessidades da empresa.

Suas tarefas podem ser cumpridas em home office ou em local combinado com o contratante.

Porém o mais praticado é o home office e, caso haja a necessidade, são agendadas reuniões para alinhamento dos projetos.

A principal forma de interação é através do envio de informações por e-mail ou mensagem instantânea.

Conheça as vantagens para uma empresa que contrata freelancer

Bem, tendo em mente o que é um profissional freelancer e como ele pode atuar, é o momento de entender as vantagens que esse tipo de regime oferece.

Veja nos próximos tópicos, quais são elas.

Prática de horários flexíveis

O fato de não haver contrato formal de trabalho, a empresa pode usufruir dos serviços com maior flexibilidade de horário.

Isso possibilita que o trabalhador se adeque melhor ao que a empresa precisa.

Afinal, pode atuar em turno dobrado, caso a entrega de um projeto precise ser feita com menor tempo.

Contato facilitado

Por atuar de maneira autônoma e ser o responsável pela conquista de seus jobs, o profissional freelancer procura sempre estar disponível para contato de maneira bastante simples.

Isso permite ainda que ele seja capaz de administrar sua carreira e gastos, sendo uma excelente oportunidade para ganhar dinheiro em casa.

Além disso, a flexibilidade de horário que os freelas possuem, permite que as empresas entrem em contato não apenas durante o período comercial, mas também em outros momentos do dia.

E essa pode ser uma excelente alternativa para as organizações que desejam desenvolver uma carteira de profissionais com maior disponibilidade de atendimento.

Gastos reduzidos

Se você é empreendedor, provavelmente já sabe que contratar trabalhadores formais gera diversos custos além do salário.

Agora quando se opta pela contratação de um freela, esses encargos trabalhistas, fiscais ou previdenciários não são incluídos no devido pagamento pelo serviço prestado.

Desta forma, a organização poderá ter custos menores no que se refere ao quadro de colaboradores.

Vasta gama de trabalhadores

Nos dias de hoje, diversas plataformas que gerenciam a contratação de profissionais freelancer estão disponíveis, o que permite a busca dentre uma vasta gama de trabalhadores.

Desta forma, encontrar prestadores de serviço com boas qualificações e recomendações fica muito mais fácil do que optar pela escolha de um trabalhador formal, em alguns casos.

Bem, estes são alguns dos principais motivos pelos quais uma empresa contrata freelancer.

Mas apesar de possibilitar uma ampla lista de trabalhadores, custos menores e contato facilitado, é preciso estar atento quanto ao cumprimento dos prazos por parte do contratado.

Afinal, projetos que são entregues com atraso ou profissionais que não realizam o que foi combinado podem prejudicar o desenvolvimento da organização.

Além disso, a demanda de atividades não pode ser extensa o suficiente, de modo a gerar vínculo e causar problemas judiciais à empresa.

Tendo todas estas precauções, optar por um prestador de serviços autônomo pode ser uma ótima opção!

Gostou deste conteúdo?

Então acesse nosso canal e demais posts para conferir outros materiais sobre esse mercado!

Curta e compatilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram