5 S

O uso dos 5 S em seu ambiente de trabalho

Os japoneses e sua cultura milenar têm muito a ensinar para nós, os ocidentais, e eles fazem isso com frequência. Hoje iremos falar sobre os 5 S.

Uma das maneiras que eles contribuem conosco são os seus métodos de organização.

Um dos mais conhecidos é o do 5 S, uma ferramenta poderosa e que contribui diretamente para a maior produtividade e organização do ambiente de trabalho.

Por isso, vamos conhecer cada um dos 5 S agora mesmo!

Seiri

Em português, Seiri é equivalente a classificar. 

Nessa parte do método, o ideal é que você observe o seu local de trabalho e faça uma classificação daquilo que é realmente importante para a realização do trabalho e aquilo que não é.

Tudo que for supérfluo, pode ser retirado e guardado.

Essa parte do método pretende manter longe de você possíveis distrações e contribua para o seu foco na atividade que vai realizar. 

Seiton

Seiton se refere a organizar.

Agora que já retiramos todos os itens que poderiam atrapalhar no seu desempenho, é hora de voltar todos os itens retirados para os seus devidos lugares. 

Para ambientes que já mantêm uma rotina de organização, o ideal é olhar essa classificação de onde fica cada coisa e seguir exatamente. 

Caso o seu local de trabalho seja sua casa, você pode realizar essa classificação e tentar seguí-la da melhor maneira possível.

Seisô

Com tudo organizado, é hora de colocar o seisô em ação.

Seisô quer dizer limpar. 

Agora, basta que você limpe sua mesa de trabalho, computador e mouse, ou até mesmo o ambiente por completo.

Seiketsu

Nosso quarto passo é o Seiketsu, que quer dizer padronizar.

Com tudo organizado e limpo, é hora de estabelecer um padrão sobre as etapas do processo. 

Dessa forma, você pode optar por decidir dia e horário, quem fará e como fará e quaisquer outros detalhes que você considere importante.

Se você pretende usar os 5S em uma empresa, pode-se estabelecer um padrão e mantê-lo à vista de todos os funcionários.

Shitsuke

O quinto e último S trata sobre manter, em japonês Shitsuke.

Agora é o momento em que essas atividades precisam ser mantidas, então, todas as pessoas envolvidas devem estar cientes de que fazem suas atividades de maneira autônoma e sem a necessidade de ser solicitado.

Independente se você está em uma empresa com vários funcionários ou é um freela que trabalha de home office, conhecer os 5 S te ajuda a ter um escopo de preparação para o trabalho super simples e com etapas muito bem definidas. 

De toda forma, é importante que se faça pelo menos o teste de como essa ferramenta performa em sua empresa e como você e seus funcionários se sentem após estarem com tudo limpo e organizado.

Além disso, pode ser interessante mensurar isso por meio de perguntas, de modo que todos possam dizer se isso contribuiu ou não para seu desempenho e resultados. 

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