conseguir clientes para trabalhar online

Como conseguir clientes para trabalhar online?

Evite obstáculos entendendo de uma vez por todas como conseguir clientes para trabalhar online por meio de técnicas e ferramentas.

Quem está no ramo dos negócios de maneira autônoma, provavelmente já sabe que trabalhar online pode gerar muitas dificuldades quanto à conquista de clientes.

No entanto, oferecendo um trabalho de qualidade, tendo grande dedicação e usando e abusando da criatividade, essa questão pode se tornar menos onerosa.

Porém, o que muitos querem, é chegar ao ponto de escolher quais Jobs pretendem aceitar, nível em que se pode considerar um profissional de sucesso.

Por mais que você acredite que isso não é possível, saiba que usando as técnicas e ferramentas adequadas, conseguirá obter esse diferencial.

Então continue lendo este post até o fim e confira tudo o que irá precisar para conquistar novos clientes e expandir sua forma de trabalhar online!

Conseguindo clientes consistentes como freela

O ponto chave para ter uma carteira de clientes fiéis, é entender que existem alguns pilares, os quais farão com que você tenha bons contatos.

E eles, dependendo do estágio em que se encontrem, poderão se converter em oportunidades futuras de contratação.

Veja na lista a seguir quais são eles:

• prospecção: aqui o freela entrará em contato direto com o cliente que divulgou determinado job para oferecer seus serviços. Mas por ser ainda desconhecido, é interessante ser objetivo, focar nos benefícios que ele terá e publicar um ou dois trabalhos para que ele veja a qualidade;

• marca: ter uma identidade bem consolidada, é o que fará de você um profissional com diferencial em relação aos seus concorrentes. É nesse ponto que os clientes começarão a procurar por seus serviços devido à credibilidade que conquistou com seus esforços e boa atuação;

• networking: isso significa desenvolver uma rede de contatos, de modo a divulgar ainda mais seu trabalho. Mas não basta somente entregar cartões de visita, você deve se promover entre seus conhecidos, leads e possíveis clientes, se colocando à disposição para a realização de determinados trabalhos;

• especialidade: definir um nicho de mercado em que irá se especializar é fundamental em um mundo com grande concorrência, como vem se tornando o ramo dos freelas. Isso permite que você fique no topo, cobre um preço mais justo e tenha uma quantidade de concorrentes menor;

• foque no resultado do seu trabalho: quando se entrega um trabalho de qualidade, dentro do prazo estabelecido, as chances de conseguir uma recontratação por parte do mesmo cliente são muito maiores. Portanto, dê prioridade à resolução de suas atividades e coloque a divulgação em mídias sociais como tarefa extra, afinal você precisará muito do feedback dos clientes.

Cuidados que se deve tomar ao procurar por clientes

É fato que inúmeras ferramentas podem ser utilizadas para que você desenvolva uma boa carteira e consiga maior credibilidade em seu trabalho.

Porém, existe uma série de cuidados que precisam ser tomados quando se pretende captar clientes ao trabalhar online.

Veja quais são eles nos próximos tópicos.

Promoção através das redes sociais

Utilizar as redes sociais para se promover enquanto freela pode ser algo bastante interessante.

Porém, antes de iniciar esse tipo de autopromoção, é preciso que você descubra em qual delas seu público-alvo estará presente em maior quantidade.

Afinal de contas, não adianta divulgar seu trabalho no Facebook, se a maioria de seus possíveis clientes se concentram no Instagram.

E não se restrinja às postagens no feed. Procure sempre que possível, enviar mensagens privadas para seus seguidores, de modo a estreitar os laços com quem você deseja atingir.

Grupos em mídias sociais

Por mais que as mídias sociais sejam um bom canal para estabelecer seu networking, elas podem ser adequadas para quem esteja começando seus trabalhos como freelancer.

E isso se deve ao fato de que as pessoas não se conhecem o suficiente para que façam indicações de serviços ou de profissionais com alto nível de qualificação.

Em geral, a busca maior neste meio de comunicação é por mão-de-obra barata, mas as exceções também podem acontecer.

Participe de processos de seleção

Esta é uma outra maneira que muitos freelas têm utilizado para captar novos clientes ao trabalhar online.

A participação em processos de seleção permite que você consiga contratos fixos, tendo grandes chances de melhorar cada vez mais sua receita.

No entanto, é preciso ter ciência de que este é um meio extremamente competitivo e que pode fazer com que você se preste a realizar alguns serviços pequenos sem remuneração.

Portanto, vale a pena ficar atento ao tipo de serviço, empresa e valores, para que não haja desperdício de tempo e também para que você não se frustre com a escolha.

Se cadastre em uma plataforma

Por fim, optar pelo cadastramento em uma plataforma especializada no lançamento de Jobs para freelas pode ser uma boa alternativa, caso você esteja se sentindo inseguro quanto à captação de clientes.

Neste caso, o esquema é o seguinte: o cliente lança o trabalho e os freelas interessados enviam suas propostas, compartilhando portfólio e divulgando o prazo para entrega, assim como algumas características enquanto profissional.

Algumas das redes mais comuns são:

  • Workana;
  • 99 Freelas;
  • Freelancer.com;
  • GetNinjas.

Gostou destas dicas sobre formas de trabalhar online e captar novos clientes?

Então coloque-as em prática e fique atento para não oferecer preços muito baixos por cada job, isso pode fazer com que seu trabalho seja desvalorizado frente aos clientes. Procure sempre ofertar valores justos.

Quer saber mais sobre o mercado freelancer? Então não deixe de acompanhar os demais posts do blog e assista aos vídeos do nosso canal no Youtube!

Curta e compatilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram