Projeto

O que faz um projeto ser bem sucedido

A execução de projetos é muito comum tanto em empresas quanto por freelancers e um fator que preocupa tanto os executores quanto os contratantes do projeto é quanto à entrega e se o projeto foi bem sucedido. 

No entanto, mensurar se o projeto foi de fato bem sucedido ou não pode ser bastante subjetivo e ambíguo caso pré requisitos não sejam bem estabelecidos para essa análise.

Por isso, vamos te apresentar dois modelos para que você consiga mensurar e apresentar esses resultados de maneira positiva!

Prazo, Escopo e Custo

Esse é um dos modelos de mensuração de resultados mais conhecidos e é medido em 3 etapas. 

Prazos

Todos nós sabemos o quanto trabalhar com prazos não cumpridos, estendidos ou até mesmo atrasados pode ser frustrante e impactar na sua satisfação.

Por isso, esse é um dos pilares dessa mensuração. 

Nesse caso, o gestor do projeto deve ter conhecimento do tempo necessário para realizar cada etapa do processo, para que as datas estabelecidas internamente e aquelas combinadas com o cliente. 

Dessa forma,durante o período de planejamento é fundamental para o sucesso do projeto seja bem realizado e alcance o sucesso. 

Escopo

O escopo diz respeito, portanto, àquilo que é combinado entre o cliente e a prestadora de serviço. 

Nele será descrito exatamente quais são os serviços incluídos no contrato e como eles deverão ser realizados. 

A definição do escopo é fundamental para que não haja mal entendidos entre o que o cliente espera e o que a empresa entrega. 

Portanto, além de corresponder às necessidades contratadas, essa parte é fundamental para a satisfação do cliente.

Custo

Nessa parte, voltamos nossos olhos para os custos internos da empresa. 

Afinal, times e pessoas serão envolvidas no projeto e é necessário que essas pessoas sejam ativadas de acordo com seu escopo de trabalho, produtividade e rapidez de execução. 

Caso os custos operacionais extrapolem ao valor contratado em serviço, pode ser que o projeto não seja avaliado como de sucesso.

No entanto, caso o escopo e tempo de trabalho tenham sido bem definidos, as chances de extrapolar o custo operacional dificilmente será ultrapassado.

Metodologia: Prazo, tempo, escopo e qualidade.

Embora todos os itens acima citados sejam extremamente importantes, o item qualidade e satisfação do cliente também pode e deve ser levado em consideração.

Afinal, imagine a situação em que houveram possíveis atrasos, sempre sendo comunicados e com prazos sendo ajustados, no entanto, durante a entrega do projeto, a qualidade foi tão alta e o atendimento ao cliente também, que ele fica extremamente feliz e realizado com o projeto. 

Nesse caso, embora o cronograma tenha sido extrapolado ainda temos um cliente satisfeito e isso pode levar a um aumento de LTV e também a indicações. 

Isso quer dizer que os três primeiros itens devem ser ignorados? De maneira nenhuma, mas que podem ser negociados e atualizados conforme a necessidade, mas sempre primando pela completa qualidade do projeto.

Quer saber mais sobre a vida de freelancer? Me siga nas redes sociais!

Curta e compatilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram