CLT

O medo de sair do CLT

Embora seja muito comum que muitas pessoas busquem por um emprego formal, o famoso “emprego de carteira assinada”, conhecido como CLT, existem várias outras pessoas que estão nessa realidade e que prefeririam estar empreendendo. 

No entanto, existem diversos fatores que contribuem para que os empreendedores presos à CLT não consigam dar o próximo passo em direção a uma nova forma de trabalho e de vida. 

Contudo, muitas vezes, isso pode significar abdicar da felicidade que tanto sonha, assim como do futuro que pode ser construído pelo empreendedorismo. 

Por isso, queremos abrir um espaço para uma conversa franca sobre o medo de sair do CLT, e vamos debater alguns dos motivos e como construir uma mentalidade que ultrapasse essa barreira. 

Vamos juntos?

Cultura

Se existe uma coisa que não podemos negar é que o ser humano é um ser sociável, que vive em comunidade e, para isso, cria uma cultura, normas e regras para que isso seja o mais harmônico possível.

Além disso, ele, por natureza e mecanismos evolutivos, tem um cérebro treinado para alcançar o prazer e satisfação de maneira mais rápida possível e com o menor esforço.

Dessa forma, podemos ver que há décadas o trabalho CLT é visto como um futuro certo, algo que pais e familiares ensinam e incentivam, como o caminho “certo” a ser buscado. 

Isso é o resultado da construção cultural e o inconsciente coletivo de que se mantendo em um trabalho que te garante todos os direitos, você estará sempre protegido. 

Portanto, essa é uma das barreiras mais difíceis de se transpor ao tentar sair do CLT.

Afinal, você estará se posicionando contra uma cultura e terá de se explicar para todos que perguntarem sobre sua escolha e, por vezes, argumentar os motivos disso.

Finanças

Nós já sabemos que trabalho CLT não é sinônimo de altos salários, mas sim de seguro desemprego, FGTS, férias remuneradas e 13º salário. 

Ou seja, uma certa segurança financeira durante o ano corrente e, para caso você saia do emprego. 

No entanto, o que muitas pessoas não dizem é que a parte financeira da vida de alguém depende muito mais de como ela foi ensinada a gerir seu dinheiro do que no regime de trabalho que ela está inserida.

Afinal, podemos ver várias pessoas que trabalham com carteira assinada e, mesmo assim, seguem endividadas, da mesma forma, que poderemos encontrar investidores.

Os empreendedores, no começo de sua jornada, já precisam aprender a lidar com finanças, afinal uma microempresa precisa de muita gestão.

A outra face do Medo

O que temos do outro lado do medo? 

O medo é um sentimento que nos faz recuar, que tem por objetivo preservar a nossa vida, mantendo ela segura.

No entanto, o medo nos previne do risco de vida, ou de morte.

Então, porque sentir medo de empreender? 

Por tudo que já dissemos acima, mais do que ter medo de morrer, nós temos medo de não pertencer e, por isso, muitas vezes abdicamos de nossa felicidade individual para pertencer tranquilamente a um grupo.

E isso está certo?

Essa será uma resposta que você precisará encontrar e entender para a sua vida.

Possíveis caminhos

Felizmente, existem caminhos que podem te ajudar a começar a transpor a barreira do medo do CLT. 

Por isso, sugerimos que:

  • Estude: busque entender o funcionamento de uma empresa, gestão empresarial, de projetos, financeira. Quanto mais conhecimento você tiver, mais certo estará de que consegue fazer e poderá dar o primeiro passo.
  • Crie planejamentos: quando você começar a estudar gestão empresarial você vai se deparar com várias formas de estruturar seu negócio. Faça essas atividades e comece a desenhar seu futuro. 
  • Reserva financeira: se organize e passe a juntar dinheiro para abrir o negócio e mantê-lo por um tempo  e para sua vida pessoal, assim seu passo será menos arriscado e pode te dar mais segurança para seguir. 
  • Questione-se: quando o medo surgir, faça perguntas a ele, até chegar a um problema realmente palpável e que você poderá resolver de maneira prática. 

E então, como está o medo de sair do CLT agora? Se ainda está, me siga nas minhas redes sociais que eu te ajudo com isso!

Curta e compatilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

YouTube
YouTube
Instagram